Home   Contato   Anuncie
 
Home >> Notícias >> Com novas chuvas, Sistema Alto Tietê chega a 12,1 %
adsense


Alto Tietê em 12,1%

Com novas chuvas, Sistema Alto Tietê chega a 12,1 %

linha

Data: 09/02/2015 - Por: Lucas Verissimo Garcez



 

Após 57,5 mm de chuva em dois dias, o volume armazenado no Sistema Alto Tietê subiu para 12,1% neste sábado (7). O índice é o mesmo do dia 1º de janeiro de 2015, de acordo com as informações divulgadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

De sexta-feira para sábado, o volume armazenado aumentou 0,6%. A pluviometria ficou em 13,7 mm no sábado. O índice de chuvas acumuladas em fevereiro subiu para 81,3 mm. A média história para o mês de fevereiro é de 192 mm.

A chuva des quinta-feira (5) foi a mais intensa de 2015, de acordo com dados divulgados pela Sabesp. Choveu 43,88 mm. Neste ano, o maior índice pluviométrico tinha sido registrado no dia 7 de janeiro, de 17,2 mm.

No dia 7 de fevereiro do ano passado, quando a crise hídrica em São Paulo já havia começado, o volume estava em 42,6%. Nesta época o Sistema Alto Tietê já era usado para abastecer para da população antes atendida pelo Cantareira.

O Sistema Alto Tietê fechou janeiro com chuva 58,72% abaixo da média. Uma lista com bairros do Alto Tietê que têm sofrido os efeitos da redução da pressão da água foi divulgada pela Sabesp.

Sistema Alto Tietê
O Sistema AltoTietê abastece 4,5 milhões de habitantes da Grande São Paulo e parte da capital. Desde dezembro de 2013, fornece água também a moradores que antes eram atendidos pelo Cantareira.

Em dezembro de 2013, a água produzida na região passou a atender parte da população que antes era abastecida pelo Sistema Cantareira, mas a medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin apenas em março de 2014.

Implantado no início da década de 1970, o sistema é formado por cinco reservatórios: Ponte Nova (Rio Tietê), no limite dos municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim; Paraitinga (Rio Paraitinga), em Salesópolis; Biritiba (Rio Biritiba), no limite dos municípios de Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes; Jundiaí (Rio Jundiaí), em Mogi das Cruzes; e barragem de Taiaçupeba (Rio Taiaçupeba), no limite de Mogi e Suzano. A água do sistema é tratada na Estação de Taiaçupeba, em Suzano.

adsense


© guiaitaqua.com.br – Todos os direitos reservados – Home | Contato | Anuncie Com a Gente